Juros de Mora

Outubro 14th, 2009

Os juros de mora correspondem a uma taxa aplicada pelos bancos, ao valor do capital e juros vencidos, no caso de se verificar um atraso no pagamento por parte do devedor.

Taxa Nominal

Setembro 26th, 2009

A Taxa Nominal representa o preço a que as instituições financeiras emprestam dinheiro. Quando aplicada a um capital produz juros por um período determinado.

Taxa de Esforço

Setembro 23rd, 2009

A Taxa de Esforço indica qual o risco e esforço financeiro a que uma família está sujeita. Esta representa uma relação entre a prestação mensal de um possível crédito e o duodécimo do rendimento mensal anual bruto do agregado familiar.

Taxa Fixa e Variável

Setembro 21st, 2009

Taxa Fixa

Com a Taxa Fixa a sua prestação não sofre alterações, sendo sempre constante durante o contracto de empréstimo.

Taxa Variável

A Taxa Variável é uma taxa que sofre alterações dependendo das variações do indexante associado – normalmente a Euribor a 3 ou 6 meses, no caso de um crédito habitação. Neste caso as prestações mensais sofrem alterações durante o prazo de empréstimo.

TAN e TAE

Agosto 27th, 2009

A taxa TAN serve de base para calcular o valor da prestação mensal de um empréstimo e o seu valor depende do indexante seleccionado e do spread.

Por outro lado, a taxa TAE inclui todos os custos de um financiamento, como despesas diversas iniciais e mensais, para além da prestação mensal do crédito.

Euribor

Agosto 21st, 2009

A taxa de juro Euribor é utilizada em operações interbancárias entre instituições financeiras nas zona euro, sendo também utilizada como indexante nos créditos com taxa de juro variável.

Valor Residual

Agosto 21st, 2009

O valor residual é uma percentagem do crédito concedido que é amortizado apenas no final do contracto.

Assim, o cliente aufere de uma prestação mensal mais baixa durante o empréstimo, já que apenas no final do contracto é amortizado parte do capital.

Spread

Agosto 18th, 2009

O spread é uma taxa que somada com uma taxa referência, normalmente a Euribor a 3 ou 6 meses, é aplicada pelos bancos e outras instituições financeiras de modo a obter a taxa de juro considerada num determinado financiamento.

Amortização

Agosto 18th, 2009

Uma amortização corresponde a uma liquidação gradual ou total do capital em dívida de um determinado crédito.

Existem empréstimos que no final do contracto requerem que seja efectuada uma amortização de uma percentagem do montante em falta, no entanto, também o cliente pode ter a iniciativa de efectuar uma amortização junto da instituição financeira.

Para efectuar uma amortização dirija-se a um balcão ou sucursal do banco e informe-se acerca das condições necessárias e custos associados.

Renting

Agosto 10th, 2009

O Renting é um contracto de aluguer operacional a médio prazo, através do qual o locador proporciona ao cliente a utilização de um bem mediante o pagamento de uma renda fixa, que inclui ainda a prestação de serviços complementares relacionados com a gestão e manutenção da viatura.